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O Marketing na Era do Médico Empreendedor

Vivemos a era do empreendedorismo em suma, na área da saúde não é diferente.

Não basta ser um bom médico, é preciso ser um médico empreendedor

O médico empreendedor é aquele que enxerga seu consultório como uma empresa cercada de concorrentes. Seu objetivo é atrair e fidelizar pacientes e melhorar sua remuneração. Os pacientes devem ser vistos como clientes cujas necessidades precisam ser atendidas pois são o foco de todas as ações.

A Demografia médica no Brasil

Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2020 tínhamos em 2020 mais do que o dobro de médicos que  no início do século. Contudo, em estados das regiões Sudeste e Sul e em cidades mais desenvolvidas a proporção é muito maior do que a razão de 3,5 médicos por mil habitantes, que é a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nas capitais brasileiras, essa média fica em 5,65 médicos por grupo de mil habitantes. Entretanto, ainda existem grandes oportunidades para os profissionais que desejem atuar no interior do pais. Nas 27 capitais a média é de 5,65 médicos por mil habitantes, nas cidades do interior é de 1,49. Enquanto abrigam 23,8% da população, as capitais concentram 54,2% dos médicos.

Em suma, não há de se ignorar a grande concorrência médica nas grandes capitais brasileiras.

O médico empreendedor

O médico empreendedor, ciente desta realidade, administra sua ¨empresa¨ para que seja competitiva dentro do mercado em que atua (sua especialidade). Sai do papel de agente passivo (à espera do paciente) e busca ativamente ações que visem atrair e fidelizar o paciente tornando o seu consultório viável financeiramente.

Não cabe ao Marketing tratar de assuntos administrativos e financeiros, mas sim fornecer ferramentas que o auxiliem a atrair e fidelizar mais pacientes.

Como o Marketing pode te auxiliar a se tornar um médico empreendedor

Philip Kotler introduziu o conceito Marketing Pessoal que é o mesmo que serve de base para o chamado  Marketing Médico.

¨ Marketing Pessoal é uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos”.

Os cinco pilares do Marketing

  1. Autoconhecimento

Do autoconhecimento nasce a força da sua Marca Pessoal.

A consciência dos seus objetivos, pontos fortes, da imagem que projeta, do seu proposito na medicina irá nortear o seu grande diferencial. Isso irá posicionar sua Marca em lugar de destaque dentro da sua especialidade.

Os 5 P’s do Marketing (produto, preço, promoção e praça), completam esse pacote, servindo como indicadores de todo o trabalho a ser realizado pelo Marketing.

Colocar em prática qualquer estratégia de marketing sem este pilar é como indicar um tratamento sem uma boa anamnese do paciente.

  • Conhecimento do Mercado

O estudo do seu mercado possibilita conhecer a sua posição atual perante a concorrência  e traçar planos para alcançar o seu objetivo. Outro ponto importante, é a análise das tendências que poderão impactar na sua especialidade

  • Networking

A Era do Médico Empreendedor exige que ele esteja presente off e on-line.

Definir estratégias que levem o profissional a se relacionar com todas as pessoas que tem algum tipo de contato com a sua Marca e com as que podem de alguma forma impulsioná-la, é fundamental.

  • Promoção

Não basta comunicar, é preciso que a comunicação seja efetiva. Para tanto ela deve ser realizada no lugar certo, para a pessoa certa, da forma certa.O Marketing digital é uma excelente ferramenta de comunicação mas precisa ser muito bem feito para que traga bons resultados

  • Atendimento

O atendimento ultrapassa os limites do consultório. O Marketing de auxilia a entender e agir em toda a jornada do paciente, tornando-a o mais completa possível.

Não será de um dia para o outro que você irá sentir os resultados do Plano de Marketing para o seu consultório entretanto, é necessário que você acompanhe as mudanças do comportamento do paciente e comece o quanto antes a agir como um médico empreendedor.